Carlos Carvalho, 64 anos, é carioca e trabalhou como free-lancer para as principais revistas e jornais brasileiros entre eles: O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, revistas IstoÉ, Veja, Senhor e Marie Claire e publicações estrangeiras como Time e Newsweek (USA), jornais The Baltimore Sun (USA), The Christian Science Monitor (USA), Washington Post (USA), Volkswagen Environmental Report 2001/2002 (Alemanha), NACLA/Report on the Americas (USA) e Onze Wereld / Forum Social Mundial/Porto Alegre/Jan 2003.
Fotógrafo documentarista há 30 anos, e produtor cultural há 15 anos.
Dentre as principais exposições estão:
“Terra em Tempos, fotografias do Brasil” – Coletiva com o acervo de fotografias do Muser de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM/RJ, coleções Gilberto Chateubriand e Joaquim Paiva – 2022
“O olhar não vê. O Olhar enxerga”- Coletiva com curadoria de Diógenes Moura – Museu da Fotografia de Fortaleza – 2020
“Mani” – A raiz do Brasil “ – Centro Cultural da Caixa – Brasília – 2007.
“História Social da Borracha” – Centro Cultural da Caixa – Brasília – 2006.
“Citzens” – Londres e Reino Unidos e Palestina – 2005.
“Coleção Masp/Pirelli 2004 – Masp – Museu de Arte de São Paulo – Coletiva da versão 2004 da Coleção/Novembro/2004.
“Casas de farinha” – Museu do Telefone – Projeto da Telemar/RJ – Junho/2004.
“Poster de Fotografia Brasileira – Coleção Brasil Imagem 2004” – Casa de Cultura Mario Quintana/Porto Alegre – Coletiva – Maio/2004
“História Social da Borracha” é uma exposição que foi exibida no ano de 2003 em diversas cidades brasileiras, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri:
No Rio de Janeiro, no FotoRio2003 – Festival Internacional de Fotografia – Jun/2003.
Em Rio Branco, no Seminário Internacional de Jornalismo Ambiental – Acre- Set/2003.
Novamente no Rio, durante o Seminário O Legado de Chico Mendes – SESC Flamengo – Dez/2003.
Em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Xapuri, no estado do Acre, durante a Semana Chico Mendes, que marcou 15 anos da morte do ambientalista – Dez/2003.
Exposição Coletiva “Retratos da Lida” no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ – 2003.
“Terra e Cidadania – Assentamentos do MST” – Espaço Cultural do CREA-RJ – 2001.
“VIII Amazon Expo”, coletiva realizada durante a VIII Semana da Amazônia no World Trade Center em Nova York – Set/1996.
“A vida extrativista dos seringueiros” – Universidade Federal Fluminense – 1994.
Mostra “Ruptura e Tradição” – Fundação Bienal de São Paulo – 1984.
“De Olho na América Latina” – exposição coletiva realizada na PUC/RJ – 1984.
“Chile – 10 anos de Pinochet” – Sindicato dos Jornalistas do RJ e ABI – 1984.
“Refugiados da Indochina: inglês para sobrevivência”, trabalho realizado na comunidade de refugiados da guerra do Vietnã e Camboja que viviam em cidades do estado de Massachussets (USA), encomendado por “Urbanistics” – Serviços Sociais – Brockton (USA) – 1982.
Possui fotos nas seguintes coleções:
– Coleção Joaquim Paiva – MAM/RJ – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
– Acervo do Museu da Fotografia de Fortaleza – Ceará
– Coleção MASP/Pirelli 2004.
– Coleção FINEP/RJ – Fotos expostas no 4o Salão de Fotojornalismo da FINEP, com curadoria de Walter Firmo/1999.
– Coleção Espaço Cultural do CREA/RJ/2002.
Publicações na área editorial:
– Revista Margens – set/2005
– Série Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente – Out/2005
– Legado Chico Mendes – Editora Aeroplano/SESC/Dezembro-2003.
– Linguagem fotográfica e informação – de Milton Guran 1ª. Edição 1991/2ª Edição 1999/3ª Edição 2002.
– Artes e manhas da linguagem – Editora Nova Didática/2001.
– Cidades Históricas – Empresa das Artes/2003.
– Revista Caderno Povos da Floresta – Ministério do Meio Ambiente/Comitê Chico Mendes/2003.
– Expo Amazon – Catálogo/1998.
Curadorias e colaborações
2020- Santo Sertão – curadoria da exposição do fotógrafo cearense Sergio Carvalho
2019 – 12. FestFoto – Membro do Conselho Curador do festival
2018 – VerboVer Festival de Fotografia – Fortaleza
2014 – ACP – Atlanta Celebrates Photography – Curadoria da mostra “Fotografia Brasileira Contemporânea”, dentro da programação Herança latino Americana, do festival. Abertura dia 2 de outubro de 2014.
Colaborador interno como colunista do LensCulture – Plataforma web de Fotografia Contemporânea, com base em Paris.
Coordenador geral do FestFoto – Festival Internacional de Fotografia de Porto Alegre – edições 2007 a 2021 e membro do Conselho curador da edição 2019.
Membro convidado do Júri do PhotoVisa 2015, do Festival PhotoVisa de Krasnodar/Russia.
Coordenador e produtor local da exposição Gênesis, de Sebastião Salgado, com curadoria de Lelia Wanick Salgado / março de 2014 na Usina do Gasômetro em Porto Alegre.
Coordenador e produtor da exposição “A Força do Tempo”, do fotografo gaúcho Ricardo Chaves, na Galeria Xico Stockinger, no MAC/RS na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre em junho de 2014.
Coordenador e produtor da exposição VI VER, da fotógrafa paulista Nair Benedicto, no Memorial do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, em outubro de 2012.
Coordenador e produtor da exposição “A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo”, no Santander Cultural em Porto Alegre, em abril de 2011.
Coordenador e produtor local da exposição “Marc Riboud”, no Santander Cultural de Porto Alegre, com parceria com a Aliança Francesa do Rio de Janeiro, em abril de 2011.
Coordenador e produtor local da exposição “Thomas Farkas”, no Santander Cultural de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Moreira Salles, em abril de 2010.
Coordenador e produtor da exposição “Fotografia Gaúcha Contemporânea – Novos Olhares”, com curadoria de Jacqueline Joner, no Santander Cultural de Porto Alegre em abril de 2010.
Co-Produtor local da mostra Pirelli/Masp 2005 no Margs – Museu de Arte do Rio Grande do Sul.
Diretor de relações institucionais da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil – RPCFB;
Sócio-diretor da Brasil Imagem – Produção Cultural em Fotografia
Membro da CNIC – Comissão Nacional de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura – nos Biênio 2013/2014 e 2015/2016.
Editor e produtor dos seguintes livros de fotografia:
2022 – Ebook A Curvatura do Olhar – Editora Engenho arte e Cultura
2020 – A Curvatura do Olhar – livro com seus trabalhos realizados entre 1992 e 2004 no Acre.
2011 – “A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo”- Obra do fotógrafo gaúcho – Porto Alegre/2011 – Editora Brasil Imagem
2101 – “VI VER” , uma antologia da obra da fotógrafa paulista Nair Benedicto – Porto Alegre/2012 – Editora Brasil Imagem (produção).
2010 – “Banda Oriental e outras bandas”, de Luiz Abreu – E-book – Editora Brasil Imagem
2007 – “História Social da Borracha – Seringueiros do Acre – E-book – Editora Brasil Imagem
Organizador das seguintes publicações:
Cadernos de Informes – “Fotografia, Memória e Patrimônio” e “O Tempo e a Fotografia”, publicações organizadas a partir do conteúdo dos seminários realizados no 5o. FestFoto em 2011.
Leitor convidado de portfólios dos seguintes festivais internacionais:
FotoFest/Houston – Estados Unidos
Encuentros Abiertos de Buenos Aires – Argentina
FotoFest/LensCulture/ParisPhoto – França
PhotoVisa/Krasnodar – Rússia
Fotograma/Montevideo – Uruguai
PhotoLucida – Critical Mass – Leitor online para escolha dos 50 Top do MassCritical 2014 / 2015 / 2016 / 2017 – Oregon – Estados Unidos
Khaunas Photo Festival Online Portfolio Review 2013/Baltic States – Lituânia
Prêmios:
Leica-Agfa Fotografe 2005 – Categoria P/B
Vladimir Herzog de Direitos Humanos para o Jornal do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra/MST, coletivo dos jornalistas que colaboraram durante mais 10 anos com o jornal/1989.
Realizou grandes reportagens para jornais e revistas brasileiros e estrangeiros, entre as quais:
– Seca no nordeste (Revista Newsweek out/83)
– 10o. Aniversário do Governo Pinochet – Santiago, Chile (Agencia Gamma, Paris – set/83)
– A produção dos Assentamentos dos Sem Terra no RS – Revista Isto É – Agosto/84
– Projeto Polonoroeste (Rondônia) – Jornal Washington Post)
– Frei Leonardo Boff – Capa para a revista Newsweek – Abril/85
– Projeto Grande Carajás/Agência Angular.
A partir de 1986, dedica-se a projetos mais pessoais de fotografia documental, entre os principais trabalhos, estão:
– “A vida Extrativista dos Seringueiros”/ONG Amanaka’a (USA)-1992/2003.
– “Assentamentos do MST/Produção e Educação em áreas de assentamentos”, para o qual trabalhou dois anos documentando assentamentos em 12 estados brasileiros, com apoio do UNICEF.
– “Casas de farinha – documentação das casas de farinha do Alto Juruá e de Cruzeiro do Sul/Acre”. (2003).
– “Mani” – a raiz do Brasil – documentação de comunidades que têm como base de produção familiar a cultura da mandioca. (2003 – em andamento).
– “Kujãs” – Os xamãs nos grupos Guarani e kaigangs no RS. (2007).
– “Quilombolas” – Grupos de quilombolas espalhados pelo Brasil (2006 – em andamento).